Quando buscar ajuda?
O sofrimento psíquico não é algo a ser eliminado, mas um mensageiro da alma. Os sintomas como ansiedade, angústia, tristeza profunda, sensação de vazio, repetições de padrões ou crises existenciais, surgem quando partes de nós mesmos foram esquecidas, reprimidas ou não puderam florescer. Buscar psicoterapia é responder a um chamado interior. É ouvir o desconforto não como inimigo, mas como um sinal de algo que precisa ser visto, sentido e transformado. Pode ser o início de um processo de individuação - o caminho em direção à totalidade de si, onde passamos a reconhecer nossa singularidade e nos reconectar com nossos desejos profundos. Se você está em um momento de ruptura, transição, tem tido muitos pesadelos ou sonhos repetidos, talvez seja a hora de cuidar da sua história com mais delicadeza e atenção.
Psicoterapia online:
A psicoterapia online é um espaço terapeutico que acontece no ambiente virtual. Por meio de videochamadas é possível acessar o cuidado psicológico de forma segura, ética e com a mesma seriedade do atendimento presencial. A terapia online é indicada para quem busca flexibilidade, acessibilidade e conforto, seja pela rotina ou por morar em outra cidade, ou preferir o ambiente da própria casa para fazer as sessões.
Psicoterapia presencial:
A psicoterapia presencial acontece no consultório, que fica localizado na Avenida Cândido de Abreu, em Curitiba (PR). A psicoterapia presencial pode ser ideal para quem valoriza o ritual de deslocar-se até o consultório, o contato com o ambiente terapêutico, ou para quem não têm um ambiente seguro que possa se expressar espontânea e verdadeiramente. O consultório é um espaço seguro e acolhedor.
Qual a frequência e quanto tempo duram as sessões?
As sessões de psicoterapia têm duração de 50 min à 1h e, geralmente, acontecem uma vez por semana. Essa frequência possibilita um ritmo contínuo de escuta, elaboração e aprofundamento do processo terapêutico. Em alguns casos, pode-se ajustar a frequência de acordo com as necessidades do momento, respeitando o tempo psíquico de cada pessoa. Tudo é conversado e acordado entre paciente e terapeuta.
É possível ganhar alta em psicoterapia?
Na psicoterapia, especialmente na abordagem junguiana, o processo não é linear e nem possui um ponto fixo de chegada. Não se trata de "curar" sintomas rapidamente, mas de compreender suas raízes, ouvir o que a psique está tentando comunicar e acompanhar os movimentos de transformação. Por isso não existe "alta" no sentido médico tradicional. O término da terapia acontece naturalmente quando paciente e terapeuta percebem que aquele ciclo foi vivido com inteireza - o que precisava ser elaborado ou compreendido já encontrou um lugar.
